O pop socket saiu de moda, mas a privacidade ainda não.
Quando repaginei esse site pensei muito antes de deixar esse post aqui, sabem?
Afinal de contas, eu particularmente senti que o tal do pop socket saiu de moda tão rápido quanto entrou.
Mas a verdade é que toda a indignação que gerou esse conteúdo foi muito mais sobre "o grande mal que recai sobre todos que trabalham a LGPG": a extrema ansiedade em querer saber tudo o que acontece com os nossos tão amados dados pessoais.
Então, achei legal que vocês saibam como normalmente funcionam os nossos dias haha.
Boa leitura!
_________________________________________________
A ilusão da pessoa que trabalha com proteção de dados é querer ir a um parque no final de semana, sem levar o celular, achando que não vai pensar em #lgpd
Grande engano!
Essa é uma das provas de que a proteção de dados pode estar em qualquer lugar e a todo momento:
Final de semana eu estava sentada num parque, tentando descansar depois de uma semana intensa só falando de LGPD, quando para um casal na minha frente e diz:
“Oi, vou deixar um brindezinho pra vocês!”
Ganhamos os brindes, agradecemos, e nos enganamos ao achar que eles iriam embora. Não só não foram, como ainda disseram:
“Só precisamos cadastrar aqui o e-mail ou celular de vocês”.
Eu pensei: lá se vai o meu descanso (quem começa a trabalhar com LGPD, enxerga ela em todo o lugar!!😂)
Perguntei, sabendo que é um dos meus direitos como titular de dados, qual a finalidade daquela coleta e, eles responderam:
“Só pra ajudar a gente a cumprir o nosso trabalho, pra ficar com o brindezinho tem que cadastrar algum dado”
Esse brindezinho, pra quem não sabe, pode ser chamado de Pop Socket — é um acessório que gruda na parte de trás no telefone e ajuda a dar mais firmeza na hora de tirar fotos, etc.
Até coloquei uma foto comparativa pra vocês poderem ver melhor:
*na de cima, mostra o brinde que eu ganhei.
*na debaixo, a média de preço se eu quiser comprar pela internet: R$1,89
Resumo da história:
Saí de casa pensando que ia só passear, mas voltei cheia de preocupações e questionamentos:
1. mesmo que as sanções da LGPD já estejam em vigor, as empresas continuam não instruindo corretamente os seus colaboradores sobre a importância de saber explicar a finalidade da coleta de dados e tantos outros princípios/direitos presentes na lei;
2. se fala muito na importância da LGPD no Inbound Marketing, mas será que as preocupações com Outbound estão sendo deixadas pra trás? A coleta de leads através de brindes continua tão banalizada assim?
3. que seriedade tem uma empresa que acha que os meus dados valem R$1,89 (um produto sem procedência, de colar com adesivo e que provavelmente vai durar pouco tempo?)
4. quantos dados eles conseguiram coletar em apenas uma tarde, ludibriando as pessoas com um acessório de plástico?
Como eu disse, a proteção de dados está mesmo em todo o lugar: coletando leads através de e-books ou brindes, anotando dados no celular ou no papel, nas empresas ou, pelo o que eu pude ver na prática, até ao ar livre em momentos de descanso.
Em falar em descanso, já que o parque não deu certo, meu medo agora é acordar com sede, no meio da noite, e ter alguém na minha cozinha pedindo meu e-mail em troca de um copo com água.
Eu não duvido que logo isso aconteça, e vocês?😂😂
Comments